Dress Code: Como se vestir para o mercado de trabalho

Se você irá começar um novo emprego em uma nova empresa, será necessário saber mostrar adaptação. Para isso o Dress code será necessário para se encaixar no código de vestimenta para o mercado de trabalho.

Links Patrocinados

Sendo assim você causará uma boa impressão, mostrando que sabe se inserir a uma nova empresas, com novas regras e políticas. Contudo para entender melhor o Dress Code leia a seguir:

 

O Dress Code

O Dress Code são regras exigidas pelo mercado de trabalho sobre a vestimenta para o mercado de trabalho. Essas regras são ilusórias, pois não está escrita nem obrigatória em nenhum local. Contudo é o comportamento mínimo que o mercado de trabalho exige de um candidato desde sua contratação a sua prestação de serviço dentro da empresa.

Sendo assim o Dress Code irá fazer com que todas as pessoas fiquem dentro de um mesmo padrão, para que desta forma fique muito mais fácil e justo conduzir os trabalhadores.

Links Patrocinados

Cada empresa terá sua política, uns sendo mais rígidos e outros menos, contudo todos seguem o mínimo dessa linha de raciocínio, para que todos os funcionários sejam vistos como iguais.

Normalmente o Dress Code é acompanhado com as regras de Etiqueta Profissional, o que irá criar um profissional de qualidade dentro dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho. Assim sendo necessário somente a aplicação do seu marketing profissional, para a valorização do seu profissional.

 

Para que serve essa padronização?

A padronização que o Dress Code afirma serve simplesmente para aplicar um ambiente mais justo e organizado, onde, todos dentro de um mesmo padrão irá determinar um mesmo nível em comum entre todos.

Desta forma os funcionários irão poder se destacar somente por sua competência, e não maneira de se vestir e de se apresentar. Embora de acordo com a política de cada empresa, podendo ser mais ou menos rígida, no fim as regras são bastante semelhantes.

Assim a empresa garantirá que o funcionário será apresentável, tanto para clientes quanto para parceiros. Assim tornando não só a empresa um modelo, como garantindo ao funcionário uma melhor noção de sua situação.

 

Padrão de vestimenta do Dress Code

Para que você não tenha dúvidas na hora de se vestir de acordo com as regras do Dress Code, aqui vai uma dica padrão de como se vestir:

  • Camisa, camiseta lisa branca ou preta.
  • Calça jeans ou Calça social de cor escura.
  • Sapato ou tênis preto e discreto.
  • Cabelo penteado e no caso de mulheres amarrado.

Estando dentro desse padrão, você está aplicando um Dress Code de qualidade, apesar de ser o exemplo mais simples.

A seguir veja algumas regras para que você possa se atentar e até mesmo explorar um pouco mais a sua apresentação, caso goste de brincar com sua vestimenta.

Links Patrocinados

 

A onde essa regras são aplicadas?

As regras do Dress Code servem para todo o mercado de trabalho, desde uma entrevista como para sua vestimenta do dia a dia. Contudo, cada empresa terá a suas políticas do Dress Code, onde você poderá ir se adaptando e flexibilizando sua maneira de se vestir.

Sendo assim elas serão fundamentais para os momentos de:

  • Entrevista de emprego.
  • Reuniões.
  • Apresentação a um superior.
  • Contato com parceiros e clientes.
  • Contato com outras empresas.

 

Como ficar dentro do Dress Code?

Para ficar dentro do Dress Code é muito simples pois a maioria das exigências são de senso comum, onde aprendemos no nosso desenvolvimento social na infância:

 

Higiene e limpeza

É de grande importância que todos os funcionários ou candidatos estejam apresentáveis e para isso será um problema caso você não esteja com sua higiene e limpeza em dia.

Sendo assim você deverá utilizar roupas limpas e também deverá tomar um banho.

Qualquer sinal de sujeira poderá ser visto como descuido, e isso irá trazer a má reputação ao funcionário.

Sendo assim roupas e corpo sempre limpos para se apresentar a uma empresa é o passo primário do Dress Code.

 

Pelos, cabelos e unhas

Ainda dentro da higiene e limpeza é fundamental os cuidados de cabelos, pelos e unhas. Isso porque esses aspectos podem ser vistos como descuido e podem dar uma aparência de relaxo e sujeira.

Portanto é necessário deixar sempre suas unhas limpas e bem cuidadas, cabelo penteado e secos além de que os pelos como nariz, barba e etc. Devem estar devidamente controlados, aparados ou bem cuidados.

Em algumas empresas o uso de barba poderá ser considerado inadequado e a empresa poderá solicitar que o funcionário a tire. Nesses casos é mais comum em empresas no ramo da saúde, estética ou alimentícia.

 

Odores

Além da limpeza e cuidados você ainda deverá tomar cuidado com os odores, sendo mal cheirosos ou bem cheirosos. Portanto lembre-se sempre de :

  • Escovar os dentes.
  • Passar desodorante.
  • Cremes sempre serão bem vindos.
  • Limpar o rosto para tirar remelas, ceras de ouvido e suor.

Além dos maus cheiros, que podem ser resolvidos com uma boa limpeza, você também deverá tomar cuidado com o excesso de produtos com odores. Sendo assim perfumes e desodorante em exagero poderão trazer um desconforto.

Existem pessoas mais sensíveis a odores, no qual você deverá respeitar com mais suavidade em seus cuidados. Portanto atente-se aos excessos que poderão trazer dores de cabeças e demais desconfortos ao próximo.

 

Amassados, manchas e sujeira

Além da higiene e limpeza é importante que você esteja apresentável com suas vestimentas, sendo assim evite qualquer sujeira, rasgo ou manchas em suas roupas, pois isso será visto como descuido.

Sendo assim você deverá:

  • Lavar uma roupa 1 dia antes da sua apresentação na empresa.
  • Passar a roupa para que a mesma não fique amarrotada ou amassada.
  • Não utilizar roupas mais velhas ou surradas.
  • De preferência usar roupas mais novas e para eventos mais sociais e sérios.

 

Sandálias e chinelos

É praticamente proibido se apresentar para o mercado de trabalho com sandálias ou chinelos que deixam o seu pé exposto. Isso porque a transparência do calçado poderá acarretar em riscos para o funcionário/candidato.

Uma pessoa pode pisar no seu pé e ferir sua unha, algo pode cair em seu pé e devido a falta de proteção lecionar o pé e diversos outros fatores.

Esse imprevisto é bastante comum e devido a delicadeza dos pés, podem atrapalhar um dia de trabalho completo.

Sendo assim considerados inadequados para o mercado de trabalho.

 

Gorros e chapeis

Embora não seja considerado proibido dentro do mercado de trabalho, em algumas situações esses acessórios não serão aceitos, sendo eles:

  • Na entrevista de emprego.
  • Na apresentação em reuniões.
  • Ao falar com um superior.
  • Ao conhecer novos clientes.

Os chapeis serão sempre desconsiderado pelo mercado de trabalho, isso porque atrapalha a visão para o seu rosto. Contudo, em tempos mais frios, os gorros e toucas poderão ser aceitos, mas retirados nas situações mencionadas a cima.

 

Acessórios

Anéis, brincos, colares e etc. Serão sempre bem vindos ao mercado de trabalho, contudo com bom senso. Você não usará um anel em cada dedo, 2 colares e brincos de argolas para ir ao trabalho.

Você deverá saber equilibrar a visão dos seus acessórios evitando exageros normalmente utilizados para festas e momentos de lazer.

Sendo assim utilize sempre o bom senso e uso de acessórios mais discretos.

 

Tatuagens, piercings

Quase todos os Dress Code das empresas proíbem esse tipo de acessório, isso porque ainda são marginalizados. Portanto é interessante que você o esconda, tire, ou use uma peça super discreta.

Você não terá problemas se utilizar o acessório de forma considerada comportada pelo mercado de trabalho, contudo você deve dobrar a atenção, pois ele tem uma negatividade muito grande dentro do meio profissional.

 

Cores

Todas as cores são bem vindas dentro do mercado de trabalho, contudo algumas combinações podem trazer olhares de desaprovação. Embora isso não prejudique sua oportunidade, você poderá evitar muita fofoca ao se atentar.

Sendo assim opte sempre por cores neutras como:

  • Branco.
  • Preto.
  • Azul marinho.
  • Verde musgo.
  • Vinho.

Embora você possa usar todas as cores, sempre opte por combina-las com uma cor neutra, para que assim você não fique muito sobrecarregado. Sendo assim evite usar uma calça amarela, com uma camisa lilás. Sempre usando o preto, branco e etc para dar uma neutralizada na cor mais forte como o amarelo.

 

Camisas, camisetas e blusas

Lembre-se que você deverá mostrar o seu corpo de forma mais formal, sendo assim será um pouco mais difícil escolher camisas como regatas ou com decotes muito grandes.

Deste modo opte sempre por utilizar camisas, camisetas e blusas tradicionais. Elas sempre serão bem vindas e você não correrá riscos.

Contudo, você ainda deverá evitar qualquer uma dessas peças que sinalizem marcas, times e etc. Você deve ter uma apresentação mais imparcial possível, para que evite problemas de competição dentro da empresa.

 

Calças, shorts e bermudas

Bermudas quase sempre serão excluídas dentro do mercado de trabalho, contudo cada empresa terá sua política, sendo raras as que permitem bermudas e shorts. Quanto mais sua perna estiver coberta melhor para o mercado de trabalho.

Sendo assim opte sempre por utilizar sua calça jeans ou qualquer calça que cubra toda a sua perna. Se permitido bermudas, utilize somente as que fiquem no joelho para baixo, que não marque muito e de preferência somente em dias de grande calor.

 

Vestidos e saias

Vestidos e saias são muito elegantes, e por isso chamam muito a atenção e deverá ser escolhido com muito cuidado. Sendo assim evite qualquer peça que tenha um grande decote, ou muito curtos. Sendo assim ao escolher uma saia ou vestido, eles deverá ser na altura do joelho para baixo.

Ainda por cima, cuidado com estampas muito extravagantes ou tecido transparente, pois devido a delicadeza da peça, você poderá mostrar mais do que deveria em algum descuido.

Embora isso não seja nenhum problema, você poderá desviar a atenção e logo os comentários chegarão.

Seguindo as regras do Dress Code você irá mostrar como consegue se incluir socialmente, contudo não esqueça de trazer sua personalidade e dar o seu toquezinho sempre!

Anterior

Etiqueta Profissional: Como se comportar profissionalmente

Programa Jovem Aprendiz: Oportunidade para Primeiro emprego

Próximo

4 comentários em “Dress Code: Como se vestir para o mercado de trabalho”

Os comentários estão encerrado.