Home Office: Como conseguir trabalhar em casa

O Home Office é uma nova modalidade de trabalho que ganhou destaque na pandemia de 2020.

Links Patrocinados

Para que a população pudesse continuar trabalhando sem o contato com o público, colegas e etc.

Contudo a modalidade de trabalho já existia antes disso, mas era bastante raro, normalmente eram para os cargos de corretores por exemplo.

 

O que é o Home Office?

O Home Office é a modalidade de trabalhar a distância, através do computador, telefone e qualquer aparelho eletrônico.

Links Patrocinados

Deste modo permitindo que os funcionários trabalhem no conforto de sua casa, onde otimizará muito mais suas tarefas, tanto do trabalho quantos as de casa.

Devido a falta de necessidade de se locomover, não será necessário pagar com transportes e nem ter o desgaste físico e mental causados pelo trânsito e transportes lotados.

Contudo alguns gastos acabam ficando mais altos, como água, energia, comida e etc. Embora a economia dos funcionários não seja tão poupado, as novas despesas são mais recompensadoras, o que te deixará mais motivado.

Obviamente, para as empresas, o impacto financeiro é um pouco melhor, devido a falta de gastos com alugueis de prédios corporativos, energia, água e manutenção.

Sendo assim uma proposta benéfica para todos os lados.

 

Tipos de emprego em Home Office

Embora o Home Office seja ótimo, alguns empregos infelizmente não conseguem funcionar assim. E por esse motivo a vaga de Home Office é um pouco competitiva.

Empregos como: Vendedor, atendente, recepcionista, médicos, etc. Não conseguiram, pois seu tipo de trabalho precisa de um contato mais direto, onde será necessário ir até a empresa.

Contudo, empregos mais administrativos, como: Telemarketing, TI, bancários, etc. Poderão trabalhar remotamente, com seus aparelhos eletrônicos ligados a internet.

Portanto será necessário se atentar ao perfil de uma vaga para saber se ela poderá ou não ter a possibilidade de Home Office, antes de enviar o seu currículo para uma entrevista de emprego.

Links Patrocinados

 

Como me adaptar a trabalhar no Home Office?

Trabalhar em Home Office, apesar de ser mais prazeroso, também terá suas dificuldades. Sendo assim será necessário se organizar e programar suas horas de trabalho e lazer muito bem.

É muito comum se pegar fazendo algo de casa ao trabalhar em Home Office, mais isso poderá afetar negativamente os seus prazos e atividades no seu trabalho.

Sendo assim saiba a hora de trabalhar e de fazer serviços de casa.

Muitas pessoas conseguem mesclar os dois muito bem, respeitando, se conseguir ótimo, mas não deixe que isso vire um hábito.

Segue algumas dicas para trabalhar adaptar em Home Office:

  • Tenha um cronograma pessoal de trabalho para saber suas tarefas e objetivos.
  • Tenha pausas para levantar da cadeira e esticar um pouco as pernas, o sedentarismos faz muito mal a longo prazo.
  • Músicas como lo-fi ou qualquer música calma, poderá te ajudar a relaxar e se concentrar enquanto trabalha, experimente deixar tocando bem baixo no fundo.
  • Tome muito cuidado com a sua alimentação.
  • Não misture muito suas tarefas de trabalho com as de casa, separe bem as horas, e deixe tempo para que você possa se concentrar nas suas tarefas.
  • Beba muita água.
  • Mantenha pelo menos a área onde você trabalha em sua casa organizada, mas de preferência, deixe toda a casa organizada, isso otimizará seu tempo e organizará sua cabeça.
  • Aprenda a saber se desligar, trabalhar em casa faz com que nosso cérebro fique sempre atento, como se o trabalho nunca terminasse. Aprenda a desligar suas obrigações e descansar quando preciso, e não se martirize por isso.
  • Mude de ambiente sempre que possível, ficar sempre em casa, sem muito contato com as pessoas, poderá te deixar desmotivado e uma sensação de estagnação.
  • Fique sempre atento aos contatos de comunicação, para falar com seus colegas de trabalho, chefes e afins.

 

Vantagens e Desvantagens do Home Office

Trabalhar em Home Office tem suas vantagens e desvantagens, se não ficou claro para você, você poderá analisar todos os pontos aqui:

Vantagens do Home Office

  • Otimiza seu tempo: Não precisa se locomover até o emprego. Normalmente as locomoções demoram de 1 a 2 horas.
  • Otimiza as suas tarefas: Você poderá manter os seus afazeres domésticos e de trabalho pois trabalhar em um ambiente limpo e organizado é muito melhor e facilitará seu tempo.
  • Sem gastos com transporte.
  • Mais tempo para você e seu lazer.
  • Você tem uma trabalho mais flexível, pois você estará em casa.
  • Você economizará com alimentação.

Desvantagens do Home Office

  • Se você não prestar atenção, irá comer mais e poderá ter um maior gasto com alimentação.
  • A monotonia de viver apenas no seu lar poderá ser agonizante, por isso é preciso sair e viver a vida.
  • A falta de contato com outras pessoas poderá amentar a carência, e eventos sociais serão mais necessários, aumentado gastos.
  • A comunicação deverá ser impecável, já que você está trabalhando com a empresa a distância.

 

Como conseguir um emprego em Home Office?

Para conseguir um emprego em Home Office terá 2 opções, onde você deverá se atentar:

Se contratando em uma vaga de emprego em Home Office

Ao procurar uma vaga de emprego, deverá estar escrito nela Home Office caso ela seja. Se não estiver mencionado, provavelmente ela é um emprego normal, onde você deverá ir até o trabalho.

Essas vagas, provavelmente administrativas, também deverão ser de empresas grandes como bancos, telemarketing, corretoras, etc.

Você poderá encontrar essas vagas em sites como:

Pedindo essa mudança no seu atual cargo

Se a sua empresa oferece aos funcionários a opção de trabalhar em casa, ou caso você queria tentar inovar, poderá solicitar isso para a empresa.

Contudo normalmente você entrará em observação, que quer dizer que eles irão analisar o seu desempenho em casa e avaliar se você poderá se manter a distância.

Além disso a empresa poderá solicitar que você compareça a uma unidade sempre que precisar, contudo isso deverá ser avisado com antecedência.

 

Anterior

Qualificação Profissional: A importância de uma formação acadêmica

Décimo terceiro Salário: O que é e como calcular

Próximo

2 comentários em “Home Office: Como conseguir trabalhar em casa”

Os comentários estão encerrado.