Programa Jovem Aprendiz: Oportunidade para Primeiro emprego

O Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo oportunizar espaço para jovens do ensino fundamental e médio no mercado de trabalho.

Links Patrocinados

Além disso, o programa conta com um cronograma que possibilita o acesso ao ensino profissionalizante, através da capacitação profissional. Sendo assim, a base do programa não é apenas empregar os jovens mas também desenvolver habilidades profissionais.

Portanto, através do programa jovem aprendiz é possível encontrar a oportunidade para o primeiro emprego e obter qualificação profissional. Acompanhe o informativo e saiba mais sobre o programa.

 

Programa Jovem Aprendiz
Como Funciona?

O programa Jovem Aprendiz é um projeto para inclusão do jovem no mercado de trabalho. O mesmo foi instituído pela Lei de aprendizagem n° 10097 e posteriormente complementado pelo decreto federal n°5.598/2005.

Links Patrocinados

O programa está em vigor desde o ano 2000 e possibilita o ingresso de jovens no mercado de trabalho, em grandes empresas em todo o Brasil.

Isso porque através do programa, empresas de médio e grande porte disponibilizam de 5% até 15% de vagas para os jovens em fase de aprendizado.

Dessa maneira, criam espaços para que jovens que estejam em busca do primeiro emprego possam ingressar no mercado de trabalho.

Portanto, através da parceria do programa com as empresas todo jovem que se enquadrar nos requisitos poderão participar dos processos seletivos para vagas jovem aprendiz.

 

Programa Jovem aprendiz
Capacitação profissional

Além de promover inclusão social, o programa jovem aprendiz também inclui duas etapas as etapas para capacitação profissional: Aprendizagem teórica e prática.

Isso porque além de oferecer a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ele também direciona para desenvolver habilidades profissionais.

Isso significa que, as empresas que contratam jovem aprendiz devem oferecer acompanhamento, de maneira que desenvolva suas atividades na empresa. Dessa maneira, através do programa o jovem contratado recebe cursos de capacitação profissional (link).

 

Jovem Aprendiz
Aprendizagem Teórica e Prática

Os jovens contratados pela empresa através do programa jovem aprendiz recebe curso de capacitação profissional.

Links Patrocinados

Isso porque, além de conseguir entrar no mercado de trabalho, há também preparação profissionalizante para jovens como parte do programa.

Sendo assim, através do programa o jovem recebe preparação profissional através dos cursos teóricos e práticos.
Isso porque, o programa determina que o jovem contratado através do programa pela empresa, deverá receber curso de educação profissional teórica e prática.

Este curso, é preparado juntamente com o programa e a empresa, ministrado por profissionais qualificados do ramo. Sendo assim, haverá o curso teórico onde serão abordados temas relacionados ao mercado de trabalho, cidadania e educação social.

No entanto no curso prático o jovem contratado será orientado pelo gestor responsável pelo departamento onde o mesmo irá desempenhar suas atividades diárias.

 

Programa Jovem Aprendiz
Requisitos para Participar

Para poder ingressar em uma vaga de emprego através do programa jovem aprendia é necessário atender aos seguintes requisitos:

• É necessário ter idade inicial de 14 até 24 anos
• Pode estar cursando ensino fundamental e médio. No entanto, a carga horária de trabalho não pode interromper a carga horária escolar.
• Aos jovens PCD é permitido idade acima de 24 anos.

 

Programa Jovem Aprendiz-
Quais são os Benefícios?

O trabalhador jovem aprendiz tem direito a os benefícios dispostos através da contratação em regime CLT. Isso porque, o jovem aprendiz terá sua carteira de trabalho assinada pelo empregador. Portanto, o trabalhador jovem terá direito de receber os seguintes benefícios:

Outras modalidades de benefícios podem ser oferecidas pela empresa mediante a disponibilidade e porte de cada empresa. Por exemplo: convênio médico, vale cultura, convênios com outras empresas para desconto em produtos e serviços.

 

Como participar do programa jovem aprendiz?

Para participar do programa não é necessário se inscrever em algum local específico. Os processos de vagas são divulgados pelas empresas participantes do programa.

Sendo assim, a maioria das empresas de médio e grande porte estão em acordo com o programa e por isso, basta se candidatar nas vagas disponíveis.

Vale ressaltar que, ao buscar por vagas destinadas a jovem aprendiz é necessário estar de acordo com os requisitos mencionados acima. Tendo isso em vista, basta buscar por vagas de emprego jovem aprendiz e se inscrever fazendo o cadastro ou entregando seu currículo.

Portanto, se essa dica de emprego corresponde a suas necessidades, confira algumas vagas de jovem aprendiz aqui. E se eventualmente quiser conferir outras dicas e conteúdos relacionados ao mundo do trabalho acesse nossos informativos.

Anterior

Dress Code: Como se vestir para o mercado de trabalho

Programa de Estágio Marisa: Saiba como se candidatar

Próximo