Para se manter dentro do mercado de trabalho é necessário saber seu valor e como se vender. Sendo assim aprenda as estratégias de Marketing Profissional e saiba como se manter em evidência.
Assim você mostrará que é um profissional mais qualificado e pronto para a competitividade do mercado de trabalho.
O que é o marketing profissional?
O marketing profissional consiste em diversas praticas que irão valorizar o seu profissional a fim de se manter em destaque. Assim todos estarão de olho em você e te usando como exemplo ou até mesmo concorrente.
Sendo assim você poderá se manter sempre a frente e provavelmente será muito ouvido dentro da empresa.
Além disso o marketing profissional também de ajudará a ter uma equipe e com quem você estará mais próximo. Ele que fará a reputação do seu profissional, suas competências, potencial e qualidades.
Até mesmo os seus defeitos podem ser olhados positivamente na construção de um marketing profissional bem feito, pois ele dirá muito sobre a onde você está se desenvolvendo ou limitações.
Como construir um marketing profissional?
Para construir um bom marketing profissional e saber se valorizar você deverá primeiramente se encaixa nas regras de conduta profissional, sendo elas:
Dress Code
O Dress Code é as regras de como você deverá se vestir dentro do mercado de trabalho. Assim mostrando a forma como você se apresenta e se encaixa dentro do mercado de trabalho.
Você deverá aprender a saber com se vestir para ter uma reputação mais positiva dentro da empresa. Embora as regras sejam bastante flexíveis, você ainda deverá se atentar a algumas informações, como:
- Roupa limpas.
- Roupa passada.
- Cores neutras.
- Sem decotes ou qualquer coisa que mostre demais o corpo.
- Cuidado com maquiagem e tatuagem.
- Evite exagero.
- Evite maus cheiros.
Etiqueta Profissional
Você ainda deverá se atentar a sua etiqueta profissional, pois é nela que será visto a sua educação e como convive com a sociedade. Os melhores marketing profissionais tem como uma boa base sua etiqueta profissional.
Assim você terá uma melhor desenvoltura para se portar e falar e terá muito mais reconhecimento por sua postura.
Atenciosidade
Para que seu marketing pessoal seja melhor espalhado entre os demais funcionários e importante sempre ser ativo, sendo assim sempre seja atencioso e ajude o seu colega de trabalho.
Com isso você gerará admiração e fará parcerias que poderão durar para uma vida toda.
Além disso você será visto, onde você ajudará uma pessoa que futuramente poderá te ajudar também. Além disso ela poderá falar sobre como foi trabalhar com você, utilizando o feedback de trabalho, com que fará que todos saibam mais sobre você.
Reputação
Você deverá criar uma boa reputação para o seu profissional. Você entrega suas obrigações na data correta? Cumpre com todos os combinados? Você é atencioso e esta sempre atento a todos?
Bom todos esses fatores irão te ajudar a criar uma boa reputação profissional. Sendo assim não deixe que nada pessoal interfira sobre o seu profissional, deixando bem separados os dois.
Lembre-se sempre que o que você faz depois do trabalho não tem nada haver com o seu profissional.
Sendo assim não permita que falam da sua vida pessoal ou usem contra você no trabalho.
Sua reputação deve ser criada a partir do seu profissional, suas tarefas e seu comportamento dentro do mercado de trabalho.
Contatos
O networking profissional será fundamental para a construção do seu marketing pessoal, isso porque os dois são interligados. Não tem como você aplicar um bom marketing pessoal, sem criar vínculos.
Sendo assim tenha diversos contatos, conheça pessoas de todas as áreas e não passe despercebido na empresa.
O networking profissional irá te ajudar a fazer diversos colegas de trabalho que irão divulgar o seu trabalho fazendo a propaganda boca a boca.
Todos te conhecendo você terá um maior impacto dentro da empresa, e assim uma boa imagem.
Conheça sua equipe
Conhecer muito bem todas as pessoas que você trabalha diretamente é quase que uma obrigação, isso porque você precisará explorar o melhor deles, e instigar o pior para que melhorem, e o mesmo que irão fazer com você.
Sendo assim deixe que te conheçam e também escute sobre cada pessoa. Conhecer as pessoas fará você entende-las e ter maior proximidade, assim chegando a níveis de excelência em suas atividades.
Lembre-se sempre de respeitar e aceitar os limites do outro, para que assim todos consigam produzir sem se sentirem sobrecarregados.
Autoconhecimento
Se conhecer é o passo principal para um bom marketing profissional, isso porque se conhecer tornará mais efetiva a sua autopropaganda. Saber seus defeitos a melhorar e suas qualidades fará com que você saiba a onde pode e não se mostrar mais.
Sendo assim tenha total consciência das suas condições, para que deste modo você saiba explorar o melhor de si mesmo.
Além disso você sabendo seus defeitos, diminui as chances de se sentir atacado. Assim sendo mais profissional e sabendo que tudo ali é para o seu aperfeiçoamento.
Saiba seu diferencial
Saber o que você faz que ninguém faz será o seu diferencial. Será aquela tarefa insubstituível, ou que só você faz no padrão de excelência e velocidade acima dos demais. Saber essa informação te dará poder, onde você poderá saber o seu valor e ainda pontua-lo.
Deste modo você será um profissional requisitado e dificilmente alguém desejará te perder como funcionário. Esse ponto que irá garantir que todos lembrem de você e fará o seu marketing profissional ganhar uma personalidade.
Cuidado com o Ego
Além disso é fundamental que você controle o seu ego, para que assim não se torne arrogante e nem se menospreze. Você deverá equilibrar a arrogância em confiança e o menosprezo por senso de realidade.
Deste modo você terá controle total sobre o seu ser e suas ações e dificilmente fará algo que manchará a sua imagem. Problemas com o ego são as primeiras a mostrar o nosso outro lado e criando uma imagem negativa.
Segundo essas dicas você terá um marketing profissional de qualidade e será muito bem visto dentro do mercado de trabalho.