Está procurando emprego e quer causar uma boa primeira impressão? Conheça a carta de apresentação.
O documento é bastante simples e deverá ser feito por você para apresentação nas empresas para as entrevistas.
Veja tudo o que você precisa para fazer a sua carta de apresentação.
O que é uma carta de apresentação?
A carta de apresentação é um documento utilizado para a contratação de novos funcionários. Ele ajuda os recrutadores do RH a conhecerem o candidato de uma forma mais informal e direta.
A carta deverá ser feita pelo próprio candidato a fim de demonstrar sua visão sobre si mesmo.
A carta de apresentação deverá ser curta e direta falando sobre seus objetivos e principais interesses com essa vaga de emprego.
Contudo nem todas empresas solicitam esse documento, porém, caso não solicite, você ainda poderá entrega, caso haja disponibilidade ou local de anexamento no caso de inscrições virtuais.
Como fazer uma carta de apresentação?
Para fazer a sua carta de apresentação, aconselhamos que utilize o Word, fonte Arial 12, cor preta.
Na carta você deverá colocar as seguintes informações:
- Seus dados pessoais como: Nome, idade e cargo.
- Uma breve explicação sobre quem é você.
- Coloque aqui todas as suas qualificações que tem haver com o cargo desejado.
- Tempo de experiência em cada qualificação e a onde.
- Quais são as suas motivações para trabalhar nessa empresa.
Além disso não esqueça que sua carta de apresentação você deverá:
- Ter a formalidade exigida pelo mercado de trabalho.
- Ter 1 Página de tamanho.
- Ter atenção aos erros de ortografia.
- Não deverá ter nenhum trecho copiado de outro lugar.
Como elaborar a carta de apresentação?
Para elaborar a carta de apresentação você deverá:
1: Inicio da carta: Colocar suas informações pessoais no inicio da carta.
Coloque informações como nome, idade, função, cargo, formação e suas experiências que atribuem para o cargo desejado.
Aconselhamos que sempre que falar sobre uma experiência ou qualificação profissional você cite a empresa ou instituição e o tempo que você realizou essa atividade.
2: Recheio da carta – Sua situação atual e objetivos
Aqui você deverá deixar claro onde você está agora profissionalmente falando e seus objetivos a longo prazo, deixando claro suas conquistas já realizadas e as que deseja obter.
3: Final da carta:
Aqui você deverá deixar claro o seu interesse nessa nova empresa e cargo e porque a empresa deveria contrata-lo.
Você poderá apontar onde poderá ajudar a empresa a crescer e como ela te ajudará.
Por fim agradeça e finalize a sua carta.
Exemplo de uma carta de apresentação
Carta de João Silva Santos
Advogado formado pela a instituição X
28 anos com 8 anos de atividade comprovada no mercado de trabalho.
Caro recrutador,
Em meio desta procuro encontrar minha oportunidade de emprego na empresa X para o cargo de X. Sou formado em direito e trabalhei na empresa X durante X tempo no cargo de X.
Procuro a empresa X pois a mesma possuí os mesmo valores que procuro, além de poder me conceder a oportunidade de evoluir na área de direito com o cargo X.
Já realizei alguns projetos na área de X, X e X.
Dentre minhas principais características você encontrará lealdade, pro atividade, paciência, comunicativo e solidário.
Embora atualmente esteja desempregado após ter trabalhado X tempo na empresa X, sinto-me preparado para ingressar ao mercado de trabalho e aprimorar minhas qualidades.
Acredito que com a empresa X irei me desenvolver muito devido as atividades na área jurídica, assim como poderei ajudar bastante a empresa com a minha experiência X nesse assunto.
Agradeço a atenção e fico esperando o contato da empresa X.
Quanto entregar a minha carta de apresentação?
A carta de apresentação deve ser entregada junto com o currículo e a carta de recomendação no momento da inscrição na vaga.
Assim a empresa poderá ver todos os seus dados de uma vez e saber o tipo de profissional que você é.