Efetivação de trabalho: Dicas para conseguir

Se você trabalha em uma empresa e a mesma tem um tempo final de contrato, quer dizer que você é temporário na mesma. Com a efetivação você deixará de ser um funcionário temporário e será contratado oficialmente pela a empresa.

Links Patrocinados

Contudo o critério de efetivação fica a total controle da empresa, onde ela poderá ou não realizá-la. Isso dependerá de seu desempenho e necessidade da empresa sob o seu trabalho.

Sendo assim a efetivação é como se fosse uma promoção a primeira que recebemos, onde deixamos de ser um temporário e nos tornamos um profissional efetivo.

 

A Efetivação

Como dito a cima a efetivação é o mecanismo de rendimento de talentos utilizados pelas empresas sob profissionais temporários.

Links Patrocinados

Sendo assim a empresa terá a liberdade de contratar profissionais inexperientes, treiná-los e caso satisfeito com o trabalho, poderá efetivá-lo como um profissional qualificado na empresa.

Assim saindo de cargo de experiência e entrando como um profissional especialista em uma tarefa.

 

Quando eu devo desejar uma efetivação?

Embora a empresa será responsável por realizar a efetivação ou não o funcionário que poderá aceitá-la caso deseje.

Sendo assim você deverá aceitar a proposta de efetivação apenas se desejar realmente trabalhar naquela empresa.

Caso contrário não terá o porquê de você aceitar a efetivação. Contudo lembre-se, ao aceitar a efetivação o seu contrato anterior será anulado.

Sendo assim o novo contrato entrará em vigor, e os benefícios e pagamentos do contrato anterior serão interrompidos.

Deste modo você não receberá pagamentos futuros somente o valor faltante do mês trabalhado no momento atual.

 

Como receber uma efetivação?

Para receber a sua efetivação você deverá mostrar competência em suas atividades, ganhando assim mais valor. Sendo assim a empresa não desejará perder um ótimo funcionário e fará de tudo para que o mesmo fique com eles na empresa.

Links Patrocinados

Sendo assim você poderá se atentar nos seguintes pontos:

 

Seja profissional

Você deverá levar sua carreira a sério para que seja levado a sério. Sendo assim ter uma postura profissional e saber se vestir adequadamente é fundamental.

Além disso você deverá sempre basear seus argumentos em fatos, e demonstrar profissionalismo. Portanto sempre esteja atualizado sobre seu conteúdo e o leve com seriedade para que assim todos notem sua competência.

 

Tente atender as necessidades da empresa

Para que você se adeque as necessidades da empresa você precisa se atentar.

Portanto veja o que falta na empresa, traga soluções viáveis e tente sempre tapar lacunas ou corrigir erros que acontecem em seu ambiente profissional.

Sendo assim você fará diferença dentro da empresa o que tornará difícil para a empresa te perder.

 

Tenha boa relação com colegas de trabalho

Para que você seja visto como um bom profissional, isso deverá sair da boca de outras pessoas também. Não adianta você ser um ótimo profissional, contudo não saiba trabalhar em equipe.

Para que uma empresa funcione é necessário que todos trabalhem em conjunto, e assim além de fazer um bom trabalho você melhora a sua reputação.

Sendo assim sempre seja educado, respeite os limites dos outros e tente sempre encontrar a solução mais confortável para todos.

 

Evolua sempre

Para que a empresa mantenha o interesse em você, será necessário se dedicar. Sendo assim você deverá estar sempre evoluindo, trazendo novas soluções e aprendendo mais.

Os novos conhecimentos trarão mais soluções e quanto mais valiosos seus conhecimentos melhores. Sendo assim nunca deixe de fazer uma especialização, faculdade ou etc.

 

Saiba receber feedbacks

É de grande importância que você esteja atento a sua imagem dentro da empresa, e para isso você deverá aprender a ouvir.

Sendo assim sempre solicite feedbacks de trabalho para pessoas próximas na qual você confia e os aceite. Tente sempre encontrar sentido no que foi dito e como resolver esse problema da melhor maneira.

 

Seja confiante

Para que ninguém te derrube e você consiga atingir seus objetivos, será necessário que você seja confiante em si mesmo.

Sendo assim você deverá saber todas as suas qualidades e defeitos, a fim de se entender melhor e saber como se posicionar.

A confiança irá te trazer uma ótima imagem, onde não apenas você, mas a empresa terá muito mais segurança em você e no seu trabalho. Sendo assim por mais que você erre você estará sempre disposto a se corrigir.

 

Quais cargos podem receber efetivação?

Nem todos os cargos possuem chance de efetivação, isso porque em grande maioria eles já são cargos efetivos.

Sendo assim você deverá levar em consideração os seguintes cargos que podem receber uma efetivação:

  • Temporários.
  • Jovem Aprendiz.
  • Estagiários.
  • Trainees.
  • Auxiliares de datas comemorativas.
  • PJ.

 

Como saber se vou receber minha efetivação?

Primeiramente você deverá analisar se a sua empresa está disposta a fazer esse tipo de contratação. Caso sim você deverá reparar as pessoas em sua volta.

Normalmente uma efetivação irá mostrando sinais através de feedbacks positivos, resultado de suas tarefas, etc.

Sendo assim você deverá estar em contato com o RH da sua empresa e superiores. Normalmente ao ter interesse é pontuado sobre a possibilidade e ao demonstrar interesse e trazendo resultados, ficará muito difícil a empresa negar.

Portanto analise se:

  • Seu profissional é bem falado na empresa.
  • Suas atividades trazem resultados positivos.
  • Já foi sugerido ou perguntado sobre a efetivação.
  • Sua presença traz impactos positivos para a empresa.

 

Como a efetivação é feita?

Para que a efetivação seja feita a mesma deverá solicitar uma nova assinatura de contrato. Sendo assim você será comunicado para essa nova assinatura.

Links Patrocinados

Ao realizá-la automaticamente o seu outro contrato é anulado. Você deverá receber a rescisão do mesmo contudo os benefícios como férias, décimo terceiro, etc zerados.

Sendo assim você começará o novo contrato do 0 como se tivesse acabado de ser contratado pela a empresa.

 

Anterior

Plano de Carreira: 6 Passos para esclarecer seus objetivos

Estágio: Saiba mais sobre essa modalidade de contrato

Próximo