Qualificação Profissional: A importância de uma formação acadêmica

Para ingressar ao mercado de trabalho é necessário ter uma qualificação profissional.

Links Patrocinados

Assim você poderá oferecer o seu conhecimento em troca da oportunidade de trabalho.

Para isso será necessário se dedicar e despender e investir em uma formação.

 

O que é uma Qualificação Profissional?

A qualificação profissional é qualquer estudo ou experiência que você tenha comprovação do seu nível de entendimento em um determinado assunto. Sendo assim qualquer escola ou faculdade que cursar poderá ser encaixada aqui.

Links Patrocinados

Essas qualificações ficarão em seu currículo, onde você deverá guardar todos os seus certificado para comprovar sua formação.

Assim as empresas poderão analisar o seu perfil e então decidir se você se encaixa ou não no cargo que eles necessitam para sua empresa.

Além disso a qualificação profissional garantirá que você tenha uma renda e uma profissão e assim poderá evoluir e conquistar o mundo.

 

Quais os tipos de qualificações profissionais?

Qualquer estudo é considerado uma qualificação profissional, contudo uns são mais considerados do que outros.

Dentre os tipos de qualificações profissionais você terá 7 opções, sendo elas:

 

Experiência profissional

Qualquer experiência profissional poderá ser contabilizada como qualificação profissional. Isso porque o tempo dedicado servirá de aprendizado, muito melhor até do que os feitos em universidade, pois é prático.

Sendo assim todas as experiências profissionais poderão ser consideradas.

Caso você tenha realizado algum trabalho ou serviço que não era de carteira assinada o mesmo ainda poderá ser contabilizado como qualificação profissional. Embora ela não garanta seu nível de entendimento, a empresa poderá testar o seu nível, com perguntas sobre o tema.

Links Patrocinados

Além disso a experiência é algo que será notado e percebido se você realmente trabalhou dentro do meio.

 

Cursos livres

Os cursos livres são aqueles que não são oficiais pelo MEC, como cursos de línguas, online e etc. São cursos que podem até ter certificação, mas o mesmo é concedido apenas pela a universidade que garantem o ensino.

Esses cursos podem servir de peso no seu currículo principalmente os de língua e os que tem haver com a vaga desejada.

Os cursos livres normalmente são mais curtos e por isso você poderá fazer diversos deles.

 

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são os que preparam os profissionais para a realidade do mercado de trabalho. Sendo assim é o tipo de curso mais procurado pelas as empresas.

Devido seu foco de aumentar o número de profissionais no mercado de trabalho, o curso não forma especialistas, mas sim pessoas capacitadas para realizar operações mais simples.

Esses cursos são os que formam os trabalhadores que irão produzir mais e pesquisar menos, mantendo o ritmo de uma empresa.

Todos eles devem possuir certificados de instituições influentes que serão consideradas pelas as empresas.

Normalmente essa qualificação profissional demora cerca de 1 a 2 anos para concluir.

 

Graduação

O tipo de qualificação profissional mais conhecida é a graduação. Nesta a MEC deverá certificar os estudantes e trata-los como especialistas na área qual se formou.

A graduação irá dar um peso em seu currículo, onde, junto com uma boa experiência profissional, te transformará em um profissional requisitado pelas empresas.

A graduação normalmente demora de 3 a 6 anos e você poderá fazer outros cursos para que seu conhecimento refine.

 

Pós-Graduação

A pós-Graduação poderá ser feita somente depois da graduação na faculdade. Isso porque ela serve como um divisor do seu conhecimento, onde agora você irá se aprofundar em uma nova categoria dentro de sua área.

Assim seu conhecimento será mais limitado, mas também mais direcionado e intenso sobre uma área em especifico. Assim você se aprofundará e terá total domínio sobre um assunto.

Normalmente uma pós-graduação dura cerca de 2 a 4 anos.

 

Mestrado

O mestrado é a extensão da pós-graduação, porém bem mais aprofundado. É como se a graduação fosse o inicio do seu conhecimento, a pós=graduação o direção do seus estudos e o mestrado o aprofundamento.

Sendo assim aqui você terá total domínio sobre o seu estudo, e será uma das pessoas que influenciam as decisões nesta área.

 

Doutorado

Um doutorado já é uma qualificação profissional de grande peso e impacto. Para conseguir é necessário participar de alguma pesquisa ou projeto que acrescente o conhecimento sobre um determinado assunto.

Ou seja, você será um pesquisador que está ajudando a sua área a evoluir e crescer. Para isso será necessário ter comprovação do seu domínio sobre o assunto e o trabalho deverá ser totalmente detalhado sobre o porque de você ter razão sobre o assunto.

Um mestrado pode demora muitos anos, pois dependerá totalmente do andamento da sua pesquisa, mas em média ele dura 4 a 6 anos.

 

Exceções

Em alguns casos, mais raros, existem algumas qualificações profissionais com exceções. Aqui encontramos grandes feitos de impacto social como líderes de guerras, voluntariados, professores e qualquer pessoa que trouxeram impactos sociais.

Podem ser tanto pessoas que contribuíram socialmente com ajuda aos mais necessitados, como aqueles que fizeram grande descobertas como o criador da internet e etc. Esses são considerados normalmente criadores, líderes e influentes.

 

Porque investir em uma Qualificação Profissional?

Investir em uma qualificação profissional irá te garantir não só um sustento e renda como muitas vezes a motivação por viver. Sendo assim é de extrema importância que sua qualificação profissional esteja ligada aos seus interesses, e algo que você realmente deseja fazer parte.

Fazer uma qualificação profissional somente pelo impacto financeiro poderá não ser tão satisfatório, contudo poderá ser um caminho para encontrar o que se quer.

Sendo assim é importante sempre se perguntar, questionar e realmente ver seu interesse sobre aquele determinado assunto.

Assim garantindo o seu sustento e seu lugar na sociedade.

 

Como me preparar para investir em uma Qualificação Profissional?

Ter uma qualificação profissional não é muito caro, contudo, quanto maior o peso e conhecimento de uma pessoa sobre o assunto, maior será a necessidade de gastos.

Você poderá encontrar diversos cursos livres e técnicos gratuitos. Em alguns casos você poderá encontrar bolsas de estudos para técnicos e faculdades.

Contudo, o gasto sempre será necessário, e na falta desses privilégios, poderá ser um gasto alto.

Links Patrocinados

Sendo assim tenha em mente que uma faculdade razoável, com um curso razoável, terá um valor médio de R$650.

Isso sem considerar cursos grandes como medicina e direito, que além do curso será necessário gastos com equipamentos e livros.

Sendo assim você deverá aprender a se preparar para investir em uma qualificação profissional, que deve ser feito preferencialmente antes de se inscrever em um curso.

  • Guarde pelo menos 30% de sua renda total para a sua qualificação profissional.
  • Escolha uma faculdade próxima a sua residência para ter menos gastos com transporte.
  • Escolha um curso que te interesse e caiba em seu bolso.
  • Procure por faculdade próximas a sua realidade financeira.
  • Faça horas extras ou bicos.
  • Estude e se prepare para vestibulares, embora você não ganhe uma bolsa integral, você poderá receber descontos excelentes.
  • Chore bastante por descontos e formas de pagar o curso.
Anterior

Aviso Prévio: Entenda o seu direito

Home Office: Como conseguir trabalhar em casa

Próximo

1 comentário em “Qualificação Profissional: A importância de uma formação acadêmica”

Os comentários estão encerrado.