Redes Sociais: Como utiliza-las para contatos com empresas

Você sabia que é possível usar as redes sociais a seu favor na hora de procurar uma vaga de emprego?

Links Patrocinados

Sim, com a tecnologia em alta, os contatos têm sido cada vez mais digitais e as empresas atualmente, estão se adaptando a nova tendência.

Por isso, prepare-se para o mercado de trabalho e saiba como estabelecer contato com as empresas através das redes sociais.

 

Redes Sociais no mercado de trabalho

As redes sociais atualmente estão extremamente presentes na vida das pessoas. No mercado de trabalho, isso não é diferente.

Links Patrocinados

Porém, não basta ir em todas as redes sociais e enviar uma mensagem dizendo que precisa de um emprego. Assim, você não será um bom candidato.

Além disso, é necessário ter cuidado com o seu  perfil pessoal. As vezes, ao invés das redes sociais beneficiarem, acabam trazendo uma impressão negativa para os recrutadores.

 

Informações para o perfil pessoal

Vale lembrar também, que o seu perfil pessoal não deve ter conteúdos inapropriados, ou seja, a construção de um perfil profissional deve conter apenas conteúdos pertinentes a trajetória profissional.

  • Empresas que já exerceu atividades profissionais
  • Informações sobre participação em cursos ou eventos relacionados a construção do seu conhecimento profissional
  • Formação acadêmica, caso estejam cursando graduação ou curso técnico profissionalizante
  • Nível de conhecimentos, tais como: Idioma, conhecimentos específicos de informática ou sobre o uso da tecnologia como ferramenta de trabalho
  • Atividades extracurriculares: Trabalho voluntário, desenvolvimento de projetos, participação em trabalhos temporários.

 

Redes Sociais
Como utilizar para fazer contato com empresas?

Sem dúvida, é necessário ter cautela ao tratar um assunto profissional, através das redes sociais pessoais. Portanto, o ideal é que você:

  • Acesse as redes oficias da empresa escolhida onde pretende se candidatar;
  • Primeiramente, apresente-se;
  • Tire uma dúvida, por exemplo, sobre as formas de contratação que a empresa faz no momento ou qual o site para cadastrar o seu currículo;
  • Tenha cuidado com os erros ortográficos;
  • Nunca envie mensagens para a empresa pedindo ou “implorando” um emprego.
  • Demonstre profissionalismo e apenas que tem interesse em fazer parte da equipe.

Um dos maiores erros que os candidatos cometem nas redes sociais, é agir por impulso e enviar mensagem demonstrando desespero. Isso não ajuda. Tenha paciência no momento do primeiro contato.

 

Site Oficial da empresa

Essa é com certeza a maneira mais segura de candidatar-se a uma vaga por meio digital.

Você pode fazer uma lista das empresas em que pretende se candidatar.

Links Patrocinados

Após isso, acesse o site oficial de cada uma delas e cadastre seu currículo. Geralmente, no site tem uma aba ou categoria chamada “Trabalhe Conosco”, onde você pode acessar e se cadastrar.

Mantenha seu cadastro e currículo sempre atualizado. E lembre-se de acessar seu e-mail, as empresas utilizam esse meio de contato.

Isso porque, como trata-se de plataformas específicas de emprego. Embora algumas cobrem assinatura, a maioria disponibiliza a ferramenta gratuita.

Sendo assim, é possível além de fazer bons contatos, também encontrar dicas e ter base sobre o mercado de trabalho e assim buscar se qualificar para as oportunidades.

Abaixo vamos listar 5 sites onde você pode fazer o cadastro do seu currículo e conectar-se com as empresas de maneira simples gratuita e aproveitar o conteúdo neles disponível para melhorar o currículo.

 

Sites para cadastrar currículo

Além das redes sociais é possível fazer contato através do site oficial das empresas. Sendo assim, também são ótimas alternativas para fazer contato com as empresas e oportunidades disponíveis nas plataformas digitais.

Além disso, não é muito difícil e por ser online acaba ficando mais prático. Isso porque, você apenas terá que criar o seu perfil profissional, acessar as vagas e caso corresponda ao seu perfil profissional, basta enviar o currículo.

Os 5 sites de vagas mais usados no mercado de trabalho são:

Os sites não estão por ordem de importância, portanto, indico que faça o seu cadastro em todos eles.

 

Vagas.com

O site vagas.com é destinado a processos seletivos para diversas empresas e diversos cargos. Trata-se de uma plataforma que oferece serviços de recursos humanos e processo seletivo às empresas onde milhares de profissionais acessam para buscar emprego.

Além disso, possui informativos direcionados a dicas e instruções profissionais para ajudar na qualificação profissional.

 

Catho

A Catho também disponibiliza muitas oportunidades. Assim como as vagas, trabalha com recursos para que empresas a contrate para fazer a intermediação entre empresas e candidatos. Contudo suas vagas são pagas.

O valor do site dependerá de sua condição, se está desempregado ou não. A empresa possuí vinculo com diversas empresas o que irá fazer com que seu contato seja mais rápido e efetivo.

 

InfoJobs

A Infojobs, tem praticamente as mesmas características que o vagas.com e a Catho. Assim como a mesma, está entre as maiores plataformas de seleção de profissionais.

A plataforma oferece serviços gratuitos, onde você poderá fazer seu cadastro e se inscrever para diversasvaga de emprego.

Sua chance de contratação é alta, pois o site vive atualizando novas vagas.

 

LinkedIN

O LinkedIn é uma rede social bastante parecida com o facebook, contudo para o meio profissional.

Em um ambiente mais sério você poderá adicionar colegas de trabalho e conhecido afim de alimentar o seu networking profissional.

Além disso é possível entrar no perfil das empresas e encontrar diversas vagas de emprego.

 

Empregos.com

O emprego possui a sua opção paga e gratuita, onde você poderá ter acessos a vagas exclusivas com o pago.

Contudo gratuitamente é possível utilizar a plataforma e ainda assim conseguir sua oportunidade de emprego.

 

Glassdoor

O Glassdoor não é uma empresa de contratação e não possuí vínculos com nenhuma empresa, contudo ela divulga a abertura de vagas informadas pela a própria empresa.

Links Patrocinados

Essas vagas serão as mesmas que você poderá se candidatar no site oficial da empresa contratante, sendo assim a Glassdoor não é responsável por nada, somente a divulgação da vaga.

Desta forma sendo bastante útil para você saber quais empresas estão e não estão contratando e precisando após disso apenas se dedicar a vaga.

 

Anterior

Seguro Desemprego: Entenda o que é e como funciona

Rescisão de Contrato: O que é e como funciona?

Próximo

2 comentários em “Redes Sociais: Como utiliza-las para contatos com empresas”

Os comentários estão encerrado.