Cansado de ser cobrado por uma empresa ou do contrato tradicional de CLT? Conheça o trabalhador PJ e como funciona a modalidade.
O trabalhador PJ será um “funcionário parceiro” da empresa, que terá algumas regalias e menos benefícios, porém ainda sendo uma modalidade bastante viável.
Conheça tudo sobre a modalidade de trabalho e se ela realmente vale a pena.
O que é o trabalhador PJ?
O trabalhador PJ pessoa jurídica é uma prestador de serviços de uma empresa. Ele não estará na modalidade de clt, onde possuí diversas obrigações e o pagamento dos benefícios da CLT.
Ele terá diversas flexibilidades, contudo, não terá diversos benefícios.
Para isso, o profissional deverá abrir uma empresa e realizar um contrato de prestação de serviço, uma parceria com outra empresa.
Contudo, tudo que está esclarecido no contrato deverá ser cumprido, entre as duas empresas.
Sendo assim o PJ trabalha como se fosse uma empresa de uma pessoa só, ou até mesmo de várias, onde ele irá realizar suas atividades para a empresa contratante e receberá por isso.
Quais as vantagens e desvantagens do trabalhador PJ
Como tudo na vida, a modalidade de trabalho PJ possuí suas vantagens e desvantagens, onde você poderá considerar:
Vantagens
- Salário: O Trabalhador PJ recebe 50% a mais que o trabalhador da CLT, isso porque ele não tem custos com tributos e descontos de benefícios.
- Flexibilidade: Você terá flexibilidade de horários, onde terá metas somente com as datas de entrega de trabalhos.
Menores juros e impostos: Por trabalhar como uma empresa você terá descontos em juros e impostos. - Independência: Você ainda terá maior independência para entregar suas atividades, mudar de emprego e trabalhar no jeito que quiser.
Desvantagens
- Benefícios: O trabalhador PJ não terá direito a diversos benefícios, sendo 13º, férias, seguro-desemprego e diversos outros. Contudo isso também não será regra, a empresa poderá pagar os benefícios se assim desejar, mas não será obrigada.
- Instabilidade: O contrato deverá ser sempre renovado, portanto, a qualquer momento você poderá ser dispensado. Além disso, você não terá metas fixas, onde poderá receber mais atividades e menos no decorrer dos meses e semanas.
- Sem aposentadoria: Esse tipo de contrato também não oferece a aposentadoria, onde será necessário pagar a contribuição particularmente.
Como se tornar um PJ?
Para se tornar um trabalhador PJ será necessário tomar algumas providências, sendo elas:
Abrir uma empresa em seu nome
Como você não será mais uma pessoa física, deverá ter um CNPJ, que é o documento de uma empresa, como o CPF é para a física.
Para isso será necessário classificar o tipo de serviço que você/sua empresa oferece, de acordo com o CNAE. A classificação dependerá de sua profissão e atividade que exerce.
Assim você poderá por fim decidir se tornar PJ ou MEI, para saber qual regime de tributação irá participar.
Você poderá fazer isso sozinho, ou com a ajuda de um contador, que é o recomendado pois ele que é o profissional especializado para essas atividades.
Após isso você será considerado um PJ, embora tenha que entregar diversos documento e fazer alguns cadastros para que tudo ocorra.
Abrir uma conta bancária para seu CNPJ
Para que você receba os valores corretamente, será necessário ter uma conta no banco com os dados da sua empresa.
Isso porque você não poderá receber em sua conta física os pagamentos de sua conta jurídica. Isso porque você deverá pagar todas as pendências financeiras da sua CNPJ para depois transferir para sua conta física e arcar com seus gastos pessoais.
Encontrar um emprego PJ
Por fim você deverá conseguir um emprego PJ em uma empresa, onde ela irá contratar seus serviços e da sua empresa.
Você deverá negociar todos os pagamentos e oficializar por contrato.
certifique de ler o contrato por inteiro, pois você pode ser surpreendido com as regras da letras miúdas.
Encontrar o emprego PJ será igual encontrar qualquer outro emprego, contudo, nos requisitos será desejável que a pessoa tenha CNPJ
Caso a empresa se interesse pelo seu perfil, em alguns dias ela deverá informar a data da sua entrevista de emprego. Enquanto isso encontre mais Vagas e aumente suas chances de contratação.
Nos siga nas redes sociais para receber mais informações do nosso conteúdo de dicas para emprego e contratação no Instagram, Facebook e Twitter.