Irá começar a trabalhar e está com dúvidas sobre seus custos para chegar na empresa? Conheça tudo sobre o benefício do Vale-Transporte.
O benefício é oferecido para quase todos os trabalhadores da CLT, e embora ele não seja obrigatório, quase sempre é concedido.
Veja tudo sobre o benefício e fique por dentro de como ele funciona.
O que é o Vale-Transporte?
O Vale-Transporte é um benefício de custo para que trabalhadores possam ir para a empresa todos os dias com transporte público.
Ele poderá ser oferecido como Vale, fretado, combustível ou estacionamento, onde cada um terá um foco:
- Vale: Para pegar transporte público.
- Fretado: Ônibus gratuito da própria empresa ou parceiros.
- Vale-Combustível: Ajuda de custo na gasolina para trabalhadores que utilizarão o carro para o trabalho.
- Vale-Estacionamento: Ajuda de custo com estacionamento para o veículo do trabalhador.
Assim, você não precisará arcar com os custos para ir até o trabalho, onde tudo deverá ser oferecido. Garantindo assim, que o funcionário vá todos os dias para a empresa.
Como o Vale-Transporte funciona?
O Vale-transporte é um acordo, entre a companhia de transporte, empresa e funcionário. Ele poderá ser concedido tanto quanto em dinheiro quanto em cartão magnético.
No caso do cartão, será necessário que você apenas passe seus dados para empresa:
- RG ou CPF.
- Comprovante de residência.
- Informar empresa de transporte público onde reside.
- Valor necessário para transporte até a empresa.
A empresa deverá fornecer o cartão já com o valor correto todos os meses.
Contudo, no caso de pago em dinheiro, você receberá junto com sua remuneração e deverá separar o dinheiro para não gasta-lo, caso contrário não terá como ir a empresa todos os dias.
Desconto do Vale-Transporte
O Vale-Transporte não é um benefício gratuito, sendo assim, ele é apenas uma ajuda de custo.
Por esse motivo, tenha em mente que você tomará um desconto de até 6% em sua folha de pagamento devido ao benefício.
Você pagará bem menos no valor total necessário para transporte público, isso dependendo de sua renda e quantia de transportes necessários.
Sendo assim, se a sua renda for alta, a ponto dos 6% ultrapassarem o valor necessário para transporte, você deverá revogar o benefício ou pedir redução na taxa de desconto.
Quem tem direito ao Vale-Transporte?
O benefício é um direito de todo o trabalhador em regime de CLT, contudo, nem sempre ele é fornecido. No caso do trabalhador não desejar o benefício, a empresa poderá não conceder o vale-transporte. Contudo ele será obrigatório para a empresa caso o funcionário solicite.
Contudo, caso a empresa forneça algum meio de transporte não será necessário conceder o vale-transporte. Além disso, caso a vaga ofertada seja de estágio, a empresa poderá optar por não oferecer o benefício.
Como o Vale-Transporte é pago?
O Vale-transporte deverá ser pago através do cartão de transporte, e podendo ser pago em dinheiro somente se não houver outro meio possível.
O pagamento deverá ser feito antes dos dias de trabalho do empregado, para que ele possa ir ao trabalho nos dias pagos pelo benefício.
Normalmente ele é pago nos primeiro dia de contratação, ou no começo do mês, mas não tendo uma data fixa.
Como eu devo usar o Vale-Transporte?
O vale-transporte será no valor exato para que o trabalhador vá ao emprego em um determinado período, e por isso deverá ser utilizado corretamente.
Você deverá usar o benefício única e exclusivamente para ir trabalhar, caso contrário ele irá falta e você deverá repor esse valor.
Agora que você sabe tudo sobre o vale-transporte, use o benefício da melhor maneira possível.
Além disso, não perca chance e veja as nossas Vagas. E nos siga nas redes sociais para receber mais informações do nosso conteúdo de dicas para emprego e contratação no Instagram, Facebook e Twitter.