Entrevista de Emprego: Como se sair bem nessa etapa

| | ,

Propaganda

Uma das etapas muito importantes para iniciar no mercado de trabalho é a hora da entrevista de emprego.

Além da ansiedade, a fase causa medo em alguns candidatos, por vários motivos. Neste artigo iremos abordar este assunto com dicas relacionadas a essa etapa do processo seletivo.

 

Entrevista de emprego, e agora?

No processo seletivo, após envio do currículo, vem a hora da entrevista. Esse será o momento em que o candidato conhece pessoalmente os recrutadores.

Portanto, precisa sair-se bem, pois é a etapa decisiva antes da contratação efetiva do funcionário. São diversas preocupações, como se sair bem, o que vestir, como portar-se, entre outras.

Separamos algumas dicas sem erro para você seguir na hora da entrevista de emprego, confira a seguir.

 

Entrevista de emprego
Dicas para se sair bem nessa etapa

 

Horário

Uma das primeiras identificações que o recrutador faz: quem chegou atrasado? Opte sempre por sair da sua casa mais cedo, pois pode contar com imprevistos no caminho. Não chegue com atraso na hora da entrevista, prefira chegar com 15 minutos de antecedência.

 

Como se vestir para a entrevista de emprego

Evite: usar cores chamativas, perfumes com fragrância muito forte. Vista-se de maneira simples, mas não sem causar uma boa impressão. É claro que os recrutadores reparam na roupa que você está vestindo.

 

Controle sua ansiedade

É normal sentir-se inseguro e com medo na hora da entrevista, afinal, não sabemos como será. Porém, tenha em mente que a entrevista é a sua chance.

O recrutador quer apenas conhecer você pessoalmente e garantir que você tenha as qualidades adequadas diante do perfil que a empresa busca. Então, controle a ansiedade, realize exercícios de respiração e estude o suficiente para manter a calma.

 

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das chaves para lidar com a ansiedade que ocorre antes de uma entrevista, visto que quando nos conhecemos, conseguimos lidar melhor com nossos sentimentos.

Portanto, invista em conhecer a si mesmo, pois desta maneira alcançará o sucesso que deseja na vida profissional e pessoal.

 

Dinâmica em grupo

A dinâmica de grupo é uma etapa da entrevista que pode acontecer em algumas empresas. O recrutador ou quem está aplicando a dinâmica, quer conhecer os candidatos em grupo e saber como vocês funcionam em equipe.

Também é uma etapa que você precisa estudar, pois nessa hora existe a possibilidade de destaque entre os candidatos.

 

Cuidado com o tom da voz!

Primeiramente, fale de maneira calma e de forma que o recrutador consiga ouvi-lo. Não precisa falar alto, pois isso pode causar uma má impressão.

 

Comunicação

A comunicação na hora da entrevista de emprego é primordial. Você tem através dela a possibilidade de conquistar a confiança do recrutador e garantir que a vaga de emprego seja sua.

A dica é: não minta, responda somente o necessário e seja objetivo. O tempo é curto e a ideia é que a entrevista flua de forma rápida.

 

Seja gentil

Parece óbvio, mas precisamos falar sobre a gentileza. Algumas pessoas chegam na hora da entrevista e preocupam-se somente com o recrutador, o que é um erro. Comprimente a todos, sendo gentil e educado. Mas cuidado, não exagere. Tudo que parece “forçado” passa uma impressão desnecessária.

 

Entrevista de emprego
Dicas para quando a empresa fizer contato

Além disso, separamos dicas para você anotar assim que a empresa entrar em contato para o agendamento:

  1. Ouça mais
  2. Demonstre que busca melhoria, como conhecimento
  3. Não demonstre tanto nervosismo
  4. Responda as perguntas com clareza e objetividade
  5. Não fique sem falar nada, o recrutador precisa te ouvir
  6. Não invente mentiras sobre a sua vida profissional ou pessoal, seja o mais sincero possível
  7. Demonstre que tem um interesse efetivo em trabalhar na empresa
  8. Pergunte sobre a missão, visão e valores da instituição
  9. Leia sobre a vaga e a empresa antes, busque referências
  10. Atualize-se, muitas entrevistas aplicam provas com acontecimentos gerais.

Essas são algumas dicas para você seguir e ir bem na entrevista de emprego, garantindo sua vaga. Aplique-as na hora da sua entrevista e conte aqui como você se saiu.

Não deixe de seguir e nos acompanhar!

Acesse o Portal Jovem Aprendiz no Facebook e confira conteúdo como dicas, vagas e informações sobre o mercado de trabalho. Além disso, pode acessar nossos informativos, os mesmos, contem conteúdos relacionados para oportunidades e dicas relacionadas ao mercado de trabalho. Confira!!!

 

Anterior

Férias remuneradas: Quem tem direito e como calcular?

MEI: Saiba o que é, quais as vantagens e como solicitar

Próximo

3 comentários em “Entrevista de Emprego: Como se sair bem nessa etapa”

Deixe um comentário