Carteira de Trabalho Digital: Saiba como solicitar

A carteira de trabalho digital veio para facilitar a vida do trabalhador. A carteira de trabalho (CTPS) está presente na vida de todos os trabalhadores formais no Brasil.

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Isso porque, trata-se do documento que formaliza as leis trabalhistas, garante benefícios e registra o histórico profissional de cada trabalhador. Desde de setembro de 2019 a tradicional carteira de trabalho impressa foi substituída pela carteira de trabalho digital.

Agora todas as contratações serão registradas e consultadas através da internet ou aplicativo.

Acompanhe o informativo e saiba mais sobre, quais os requisitos para solicitar e como obter.

 

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O que é Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento indispensável e que contém todas as informações da vida profissional do trabalhador.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital surgiu desde 2017 e veio para substituir a CTPS física, é uma versão equivalente ao documento físico, com todos os registros dos vínculos empregatícios, sendo assim muito menos burocrática que o modelo anterior. Tudo é feito on-line de forma imediata e prática.

Mas atenção se você possui a CTPS antiga, mantenha ela guardada, pois ainda serve como comprovante.

 

Como funciona?

A partir de agora a antiga carteira de trabalho não é necessária para a contratação na maioria dos casos pois todas as admissões e anotações como salário, férias e seguro-desemprego serão feitas somente eletronicamente.

Sendo assim, as principais mudanças com a nova Carteira Digital são:

  • Informações todas reunidas em um só lugar e de fácil acesso para o funcionário. Contudo, algumas alterações não vão aparecer automaticamente, algumas podem levar de 10 a 15 dias;
  • A carteira de trabalho será integrada com o eSocial, que será alimentado pelo empregador através do CPF;
  • Acesso mais rápido ao seguro-desemprego e outros direitos previdenciários;
  • Para a carteira de trabalho digital não será necessário informar o número da sua antiga CTPS nem apresentá-la, apenas o número do seu CPF;

Lembrando que se o empregador ainda não utiliza o e-Social, você ainda vai necessitar da via física da CTPS.

 

Carteira de Trabalho Digital
Como cadastrar?

Para ter acesso à carteira digital, o trabalhador deve se cadastrar na plataforma acesso.gov.br do Governo Federal.

  • Você vai precisar informar os seguintes dados: CPF, data de Nascimento, nome completo da mãe, telefone, email, estado de nascimento;
  • Em seguida será encaminhado para um questionário sobre sua trajetória de trabalho;
  • Depois de responder as perguntas, irá receber uma senha provisória;

Caso não consiga fazer o seu cadastro, procure pelo banco Caixa, Banco do Brasil ou Ministério da Economia.

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A sua carteira de trabalho digital também se encontra nas principais lojas de aplicativos da Apple ou Google Play.

 

 

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1 comentário em “Carteira de Trabalho Digital: Saiba como solicitar”

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