Como fazer um Currículo Jovem Aprendiz

Umas das principais dúvidas dos jovens ao iniciar a busca por emprego é sobre como fazer um Currículo Jovem Aprendiz sem experiência profissional.

Links Patrocinados

O currículo é um dos principais recursos para fazer contato com a empresa e se candidatar para a vaga de emprego, por isso, é através dele que o jovem é selecionado.

Sendo assim, um documento importante que pode ajudar você a ser selecionado para uma vaga e participar de processos seletivos que podem te levar a etapa final e conseguir o emprego.

Saiba como fazer um currículo jovem aprendiz para se candidatar às vagas de emprego e finalmente conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

O que é Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi instituído através da  Lei N° 10.097  com a proposta de oferecer capacitação profissional e mais emprego para jovens.

Links Patrocinados

Dentro do programa jovem aprendiz, está o Decretado as etapas de aprendizagem que através de parcerias com instituições de ensino os jovens passem pelo processo de aprendizagem com foco no mercado de trabalho.

Além disso, as empresas que contratam o jovem como jovem aprendiz devem cumprir a regras da CLT. Dessa maneira, o jovem deve possuir a Carteira de Trabalho para ser assinada.

Podem participar do programa os jovens com idade entre 14 e 24 anos que estejam devidamente matriculados no ensino fundamental ou médio ou que também já tenha concluído ou que estejam cursando algum ensino técnico.

O que é currículo?

Dica do Emprego - Como fazer um Currículo Jovem Aprendiz
Foto criada por yanalya – freepik

Currículo é um documento que serve como contato para fazer a comunicação entre candidato e a empresa, ou seja, um documento de primeiro contato com a empresa.

Por isso, é importante que ele seja bem elaborado e contenha as informações base para que através dele sua imagem seja construída de maneira positiva.

Outro documento importante para ajudar nesse processo, é a Carta de Apresentação. Através dela é possível elaborar um texto onde você se apresente para a empresa de uma maneira menos formal e bem mais objetiva.

Onde posso fazer meu currículo jovem aprendiz?

Umas das ferramentas mais utilizadas para fazer um currículo jovem aprendiz, pode ser o Word, pois ele é um programa para elaboração de textos e já vem com diversos modelos de currículo, desde o mais básico até os mais completos.

 

O que colocar no currículo Jovem Aprendiz?

Inicialmente coloque as Informações básicas como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Informações de contato como: Telefone e E-mail ( A empresa vai utilizar essas informações para te convocar para avaliações e entrevistas.)

Depois será necessário mencionar seu nível escolar e conhecimentos/atividades adicionais. Por exemplo:

Links Patrocinados

Escolaridade/ Nível escolar

Quando estiver fazendo seu currículo jovem aprendiz é importante dizer que ano está na escola (ensino fundamental, ensino médio e informar se está cursando ou já concluiu).

Se não tiver concluído é importante colocar seu horário escolar (por exemplo: Cursando o 2° ano do ensino Médio, no período da manhã, tarde ou noite).

Conhecimentos ou Atividades Adicionais

Cursos, palestras, participação em atividades culturais, ou qualquer outro evento de formação profissional.

Objetivo

Em objetivo, você vai dizer para os recrutadores como você se vê profissionalmente, o que espera conseguir com a vaga (Ex: crescer profissionalmente, ajudar no desenvolvimento da empresa, seguir carreira em uma determinada área.

Sendo assim, o objetivo servirá para que os recrutadores entendam porque a empresa deve te escalar para fazer parte do time.

Como posso melhorar meu currículo Jovem Aprendiz?

Embora as vagas jovem aprendiz não exijam experiência profissional,  você pode se deparar com empresas que solicitam como requisito alguns conhecimentos como: Conhecimento básico do Pacote Office ou informática básica.

Por isso, para melhorar seu currículo jovem aprendiz a dica do emprego é: Procure conhecer os recursos sobre essas ferramentas! Atualmente existem cursos do pacote Office  gratuitos.

Outra dica é: Reflita sobre como você se vê profissionalmente. Qual área seguir, o que buscar e onde conseguir. Neste caso, dá construir essa base fazendo um Teste Vocacional para ajudar na decisão de carreira.

Cursos Para Capacitação Profissional

Outro recurso que pode ajudar a melhorar o currículo e seu conhecimento sobre o mercado de trabalho é: Buscar por Cursos de capacitação profissional para jovem aprendiz.

Links Patrocinados

O CIEE – Centro de integração empresa escola oferece plataforma de cursos gratuitos CIEE para quem está iniciando no mercado de trabalho.

Portanto, prepare-se para a sua primeira oportunidade de emprego, existem muitas no mercado de trabalho e uma delas vai ser pra você.

Para mais dicas do emprego, nos siga nas redes sociais para receber mais informações do nosso conteúdo de dicas para emprego e contratação no Instagram, Facebook e Twitter.

Anterior

Jovem Aprendiz Lojas Renner: Saiba como se inscrever

Jovem Aprendiz Atacadão: Saiba como se candidatar

Próximo