Ícone do site Dica do Emprego

Seguro Desemprego: Entenda o que é e como funciona

Dica do emprego Seguro desemprego

Dica do emprego Seguro desemprego

Perder o emprego e ficar sem renda mensal, é uma das principais preocupações do trabalhador. Por isso, o seguro desemprego é um auxílio temporário reservado por lei após rescisão de contrato, ou seja, após desligamento da empresa. 

Links Patrocinados

Além disso, é um dos principais direitos reservados ao trabalhador CLT, portanto entenda o que é e como funciona o seguro desemprego.

 

Links Patrocinados

O que é Seguro Desemprego?

Trata-se de uma das principais garantias reservadas ao trabalhador formal CLT. Através dele o funcionário demitido sem justa causa, terá direito de receber como auxílio um valor mensal.

Isso porque, ao ficar desempregado, entende-se a necessidade de obter assistência financeira até se restabelecer no mercado de trabalho.

No entanto, o valor, e número de parcelas do seguro desemprego está relacionado ao tempo do cargo. Dessa maneira pode variar de acordo com o tempo de serviço nas empresa.

 

 Quem pode receber?

Os trabalhadores formais, ou seja, trabalhadores contratados através da carteira de trabalho assinada poderão receber o seguro nos seguintes casos:

 

 Como funciona?

Obedecendo todos os critérios, ou seja, estando dentro destas ocasiões mencionadas acima, será liberado após rescisão de contrato. Isso quer dizer que, só poderá solicitar, quando houver a emissão do termo de rescisão do contrato de trabalho.

O banco responsável por esses pagamentos é o banco da caixa econômica federal. O mesmo é responsável pelo recolhimento das parcelas do seu FGTS e pagamento das parcelas do seguro desemprego. Consequentemente, é através dele que serão tratadas a solicitação e o recebimento das parcelas.

Links Patrocinados

 

 Quantas parcelas tenho direito de receber?

As parcelas do seguro desemprego variam de acordo com o tempo de serviço prestado na empresa que você trabalhou.

Por isso, o cálculo das parcelas está diretamente ligado ao tempo de permanência na empresa. Além disso, se já recebeu o benefício antes, será levado em consideração o tempo desde a ultima vez que recebeu.

Por exemplo:

 

Documentos necessários para solicitar

Será necessário apresentar:

 

Onde solicitar?

Vale destacar que parte dos documentos mencionados acima, será providenciado e organizado pelo setor de recursos humanos da empresa em questão. Isso porque, para solicitar é preciso que a empresa utilize dos recursos internos, para o ex colaborador pode solicitar.

Links Patrocinados

Após isto, você poderá dar entrada no seguro desemprego utilizando:

Você também pode acompanhar a sua solicitação para receber as parcelas do seguro desemprego através do aplicativo da carteira de trabalho digital.

Sair da versão mobile